Momento Vocacional

1ª JORNADA VOCACIONAL


No dia 29 de agosto de 2010, aconteceu na Paróquia São Judas Tadeu a 1ª JORNADA VOCACIONAL, das 08h30 às 17h30. Estiveram participando cerca de 40 pessoas, que fazem parte da Forania Embú das Artes, onde abrange trezes Paróquias da Diocese de Campo Limpo. De manhã houve animação e também a discussão de alguns temas sobre a vocação, pelo Seminarista Orlando da Costa Maximiano da Arquidiocese Militar do Brasil, que está cursando a Filosofia no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil em Itapecerica da Serra/SP, também secretário nacional do RENASEM (Retiro Nacional de Seminaristas).
A seguir o Pe. Juarez, Reitor do Seminário Maior da Diocese de Campo Limpo falou sobre a vocação sacerdotal, qual o sentido de ser padre, o que o padre faz em uma Paróquia, como fazer para se tornar um seminarista e depois um padre, questões de formação intelectual, espiritual e humana, etc.
Após o almoço foi passado um vídeo que mostrava a realidade dos jovens na atualidade, seu comportamento neste mundo globalizado, como isso influência sua vida e como ele se comporta em casa diante da família. Ao final do vídeo a Irmã Cristiane comentou com os participantes do encontro sobre o vídeo.
Em seguida a Irmã Ananias, Provincial das Irmãs Franciscanas, falou sobre a vocação ao serviço religioso, como os jovens podem conhecer essa realidade. Mostrando com isso que quando falamos de vocação não estamos restringindo somente a questão sacerdotal, mas que a vocação é ampla e que muitas formas têm para nos doarmos a Deus.
O casal Joel e Zenaide falou sobre a vocação de ser leigo, especificando o matrimônio, como um jovem deve se comportar caso queira seguir a vocação matrimonial. O casamento não será fácil, encontrarão muitas dificuldades ao longo da vida de casados, pois, o amor, a compreensão, o carinho, etc., superam tudo. Também assumindo a vocação ao matrimônio, devem estar dispostos a doarem parte de seu tempo para trabalharem em alguma pastoral na comunidade onde participam, pois, o serviço na comunidade junto aos irmãos irá fortalecer a vida familiar.
Em seguida o Seminarista Wellington e o Seminarista Fábio com um grupo juvenil da Paróquia São Judas Tadeu apresentaram um teatro, encenando a vida de uma família, os problemas que ocorrem no dia a dia dentro do lar, como são encaradas as realidades pelos pais, o que eles fazem para resolver os problemas, como eles devem agir diante de uma dificuldade e qual a importância de Deus na vida de uma família.
Concluindo esta 1ª Jornada Vocacional o Pe. André, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, celebrou a Santa missa para finalizar e agradecer a Deus a oportunidade que tivemos de poder nos reunir neste dia, para juntos compreendermos um pouco mais sobre a importância da vocação em nossa vida. Pois, Deus nos escolheu desde sempre. “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações” (Jeremias 1,5).
Enfim, muito temos a fazer em nosso Serviço de Animação Vocacional, com a graça de Deus estaremos sempre semeando as sementes da esperança no coração das pessoas.
Seminarista Luiz Alberto da Silva - Arquidiocese Militar do Brasil

Conheça mais visitando o Blog do SAV - Serviço de Animação Vocacional: http://somosvocacionados.blogspot.com/